Página inicial > Puxirão > Produtos sociais > HQ
quinta-feira 12 de abril de 2012, por
Um livro com quatro histórias em quadrinhos sobre a cultura e fandango caiçara direcionado a diferentes públicos e faixas etárias.
Como fazer os mais jovens se interessar pelo fandango caiçara?
Sem dúvida, a internet seria uma das respostas prontas para tal pergunta.
Mas seria ela a única a conseguir tal feito numa cidade em que ainda existe dificuldade no acesso a rede virtual mundial?
Pensando nisso, decidimos criar um livro de histórias em quadrinhos destinado a diferentes públicos e faixas etárias, mas claro que pensando em atingir crianças e adolescentes da nossa cidade.
O processo criativo para tal fim se deu em três etapas: 1) criação dos roteiros com a participação direta dos bolsistas e jovens aprendizes; 2) envio para os desenhistas botarem no papel as nossas ideias; 3) criação dos textos e diagramação do livro.
A primeira etapa foi prejudicada pelo cancelamento do pagamento dos prêmios "Escola Viva" e "Agente Cultura Viva" por parte do Ministério da Cultura (MinC).
Sem dúvida, esse calote prejudicou imensamente não só essa etapa mas a continuidade do projeto como um todo, pois havíamos nos planejado para incluir os jovens bolsistas em todas as etapas de criação desse e dos outros produtos.
Assim, mesmo diante das dificuldades, nasceram quatro roteiros:
O primeiro era a extensão de um trabalho que havíamos feito anteriormente em que dois irmãos vem a Cananéia para visitar seu primo mais velho. Por aqui, o anfitrião os leva para conhecer algumas das belezas naturais e culturais da cidade. Essa aventura os levam a diferentes pontos turísticos e comunidades tradicionais, em especial na Comunidade do Varadouro onde participam de um mutirão de cavação e plantação de rama e onde conhecem o fandango caiçara. O desenhista
O segundo baseou-se numa exeperiência real, ou seja, o mutirão de "Varação da canoa", do qual participamos no ano de 2010 a convite de Seu Zé Pereira. Com certeza, essa foi das maiores e mais lindas experiências de que pudemos participar durante todos esses anos de dedição a pesquisa, registro e valorização do fandando caiçara. Tanto que decidimos transforma-la num dos roteiros que integram o livro.
Decidimos que a terceira história seria uma adaptação do roteiro original do filme "Prosas, causos e aventuras caiçaras". Assim, fizemos uma versão reduzida da história em que quatro amigos recebem a missão de fazer uma pesquisa escolar sobre o fandango caiçara em Cananéia. Acontece que quando iam conversar com os fandangueiros todos afirmavam categoricamente que não se fazia mais fandango e que os instrumentos haviam sumido. A partir dai, se desenrolam as aventuras em diferentes bairros e comunidades caiçaras de importância para o fandango local.
O roteiro foi proposto pelos jovens bolsistas quando ainda estavam conosco. Felizmente conseguimos finalizá-lo antes que os bolsistas se desligassem do projeto. É a história de um concurso de música realizado em diferentes fases (municipal, regional e estadual). Quando a notícia chega a escola um alvoroço se faz quando Maria Clara decide se inscrever para tocar rabeca. Todos acham estranho e careta aquela guria tentar a sorte com esse instrumento de velhos. Ivo se inscreve também com a intenção de desmoralizar Clara diante de todos. Porém, com o passar das fases ambos vão se aproximando e a situação muda completamente.
Roteiros nas mãos entregamos tudo aos desenhistas. Cada um no seu canto pôs no papel a sua visão particular sobre os roteiros que criamos. Os resultados foram quatro histórias com traços artísticos distintos, cada um com suas particularidades técnicas e muita imaginação a solta. Um trabalho lindo e multicolorido...
Na última etapa, já sem os "quase" bolsistas, partimos para a escrita dos textos e a diagramação da revista. Mais uma vez, chamamos um "Hacker de Plantão" para nos ajudar nessa missão. Rafael Gomes, vulgo Banto Palmarino, integrou nossa equipe através da parceria com o Pontão de Cultura "Nós Digitais".
O software livre escolhido foi o Scribus. Trata-se de um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto, possuindo recursos avançados de layout, similares aos principais escolhidos no mercado. Suporta uma grande quantidade de formatos gráficos, além do SVG. Também oferece recursos profissionais como CMYK, gerenciamento de perfis ICC e cores por separação (spot colors).
O trabalho foi longo e cansativo, mas o resultado final deixou a todos muito felizes e satisfeitos.
Se quiser, baixe o livro clicando na figura abaixo: