Página inicial > Grupos > Terra Firme
quinta-feira 25 de outubro de 2012, por
O Grupo de Fandango Terra Firme surgiu em 2011, formado com a intenção de se ter um grupo de jovens tocadores de Fandango Caiçara na cidade de Cananéia. O nome do grupo foi dado pela forte influência da “Terra Firme” que segundo Celsinho, era como os antigos pescadores chamavam a parte do Continente da Ilha de Cananéia.
Além do nome, também houve uma forte influência das modas e dos toques de fandango da época. Assim, o Grupo de Fandango Terra Firme se torna um grupo ímpar no cenário musical do Fandango Caiçara em Cananéia.
Celsinho, 45 anos, funcionário público. Aprendeu a tocar e cantar com Mestres Fandangueiros. Faz violas e rabecas. Músico fundador do Grupo de Fandango Terra Firme. Participou do CD “Projeto Resgatando o Fandango Caiçara” e do Grupo de Fandango Tradição. Heitor Cardoso, 17 anos, estudante e músico. Aprendeu a tocar fandango com amigos e Mestres do Fandango. Atualmente toca no grupo de chorinho “Caiçaras do Choro”.
Doca, 31 anos, músico. Filho do Mestre André que detêm os conhecimentos do Fandango Caiçara, Bandeira do Divino Espírito Santo e da Folia de Reis. Aprendeu o Fandango desde o berço. Atualmente toca com o “Grupo de Fandango Esperança” e no chorinho “Caiçaras do Choro”.
Rodolfinho, 31 anos, funcionário público e músico da tradição. Aprendeu a tocar rabeca com Mestres do Fandango Caiçara. Participou dos CD´s “Projeto Resgatando o Fandango Caiçara” como músico e “Grupo de Fadango Caiçara” como assistente de produção. Atualmente ministra as oficinas de rabeca e viola fandangueira além de tocar no Grupo de Fandango Batido São Gonçalo.
Texto por Rodolfo Vidal