
O município de Cananéia (25°00’57”S e 48°55’35”W) situa-se em uma região riquíssima ecológica e culturalmente. Aqui se encontram as histórias e lendas do primeiro povoado brasileiro. (Clique aqui e leia mais em "História).
Fundada em 1531, situa-se em uma região riquíssima histórica e ecologicamente. Por aqui se encontram histórias do primeiro povoado brasileiro, nascido a partir de 1502, com a chegada do enigmático Bacharel, também Cosme Fernandes, degredado da Coroa Portuguesa,
que após alguns anos se tornará um líder entre os indígenas locais.
Atualmente, destaca-se não só pela sua importância ecológica e histórica, mas também pelas suas manifestações culturais, oriunda da miscigenação entre europeus, indígenas e africanos, que chegaram desde os primeiros anos do século XVI e que formaram hoje o que se chama de “cultura caiçara”.
Suas terras e águas são habitadas por comunidades caiçaras, quilombolas, indígenas, caboclas e de agricultores familiares, constituindo uma diversidade cultural raramente encontrada tão próxima de grandes centros.
Localizado no litoral sul do Estado de São Paulo, as principais vias de acesso são a BR-116 e a SP-226 ligando-a a São Paulo (272 km), Registro (90 km) e Curitiba (260 km). Segundo o Censo IBGE 2010, possui 12.225 habitantes dos quais cerca de 82% vivem na área urbana da cidade. A economia baseia-se na pesca artesanal e industrial, no turismo e na prestação de serviços. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio, composto pelos indicadores de expectativa de vida, educacional e de renda, foi de 0,6758 em 1996, enquanto que para a região de Governo de Registro foi de 0,713 e para o Estado de São Paulo foi de 0,868, o que indica a necessidade de investimentos sociais no município (SEBRAE, 2000).
