Página inicial > Grupos > Batido São Gonçalo
quinta-feira 25 de outubro de 2012, por
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo nasceu em 2005, a partir do Projeto Resgatando O Fandango Caiçara, para a divulgação e valorização cultural tradicional caiçara, buscando a identidade sociocultural, através da convivência com os verdadeiros mestres desta cultura, realizando oficinas, intercâmbios culturais e apresentações. Hoje o Grupo faz parte da Associação de Cultura Caiçara Cananéia (ACUCA).
O Grupo já participou de eventos nos seguintes lugares: Revlando São Paulo, Revelando Vale do Ribeira, SESC Itaquera, SESC Santos, SESC Pompeia, Mercado Paulista Solidário, Centro Cultural Plínio Marcos (Ilha Comprida/SP), II Festa de Violeiros de Votorantim/SP, Escolas da Rede Pública de Cananéia/SP, Festa Caiçara de Paranaguá/PR, Encontro de Fandango de Guaraqueçaba/PR, Festa do Livro em Paraty/RJ, Festa Caiçara de Peruíbe/SP e no Projeto Olhares Caiçaras. Atualmente realiza Oficinas de Fandango com ensaios às quartas-feiras, das 19h00 às 20h00, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.
Vem, também, valorizando a nossa cultura caiçara, com jovens de 11 a 16 anos aprendendo o artesanato, com o apoio do Projeto “Rede de Empreendedorismo Comunitário Cananéia”, realizando oficinas de artesanato em caixeta, todas as segundas-feiras, às 19h00, onde aprendem a construir miniaturas de barcos, machetes e brinquedos em madeira.
Como diz a moda de fandango: “Vou dá a despedida, a despedida vou dá, não há machado que corte a minha vontade de ensiná”.
Em 2013, o grupo foi agraciado com o "Prêmio Culturas Populares" do Ministério da Cultura.
Fonte: Blog do Grupo