Página inicial > Fandangueiros

Fandangueiros

Última inclusão : 23 de outubro de 2013.

Um espaço dedicado a memória do fandango caiçara onde você poderá conhecer quem são os antigos e os novos fandangueiros cananeenses.

Ainda não conseguimos incluir todos os nossos mestres e aprendizes, mas com o tempo todos estarão por aqui, em especial aqueles "que partiram antes do combinado", como diz Rolando Boldrin.

Matérias desta seção

  • Agostinho Gomes

    20 de maio de 2012, por Natália Latansio

    Agostinho Gomes é rabequeiro e construtor de instrumentos. Nasceu em 1929, em Rio Vermelho, localiade do distrito do Ariri, em Cananeia. É filho de Dária Alves Gomes e José Silvino Gomes. Seu pai era violeiro e, apesard e não fazer instrumentos, sabia trabalhar com madeira, construindo canoas, remos e gamelas. Alguns de seus irmãos sabiam tocar rabeca e viola. Agostinho começou a aprender a talhar a madeira com o pai e depois seguiu sozinho. O primeiro instrumento que aprendeu a fazer foi o (...)

  • Leonildo Pereira

    17 de maio de 2012, por Fernando Oliveira

    Leonildo Fidelis Pereira toca rabeca e viola, além de construir instrumentos. Nasceu em Araçaúba, município de Cananéia, em 1942, mas só foi registrado no ano seguinte. É filho de Vicente José Pereira e Maria Augusta Pereira e neto de João Bento Franklin Pereira de Assunção e Isabel Cordeiro da Costa. Com apenas quinze dias, foi morar com a família em Rio dos Patos e lá viveu por mais de cinqüenta anos. “Com idade de oito anos, eu encostei no meu pai para aprender a tocar o fandango. E de mais, tinham (...)

  • João Alves

    13 de abril de 2012, por Fernando Oliveira

    João Alves nasceu no bairro do Ariri. Fandangueiro e tocador de viola, desenvolve um trabalho com crianças, jovens e adultos para tocar e dançar o fandango, todos moradores do bairro. Seu último grupo de alunos foi o das crianças de 08 a 14 anos, que ele conseguiu juntar e ensaiar, todos se interessaram bastante em saber um pouco mais sobre o Fandango Caiçara, especificamente o batido ou sapateado. Seu João Alves colocou como mestre do grupo Seu Iolanto Barbosa de 76 anos, ele que dá as aulas de (...)

  • João Firmino

    13 de abril de 2012, por Fernando Oliveira

    Num sítio de Cananéia que ainda não tinha luz elétrica e onde só se podia caminhar à noite com farol de lamparina, João Firmino teve suas primeiras lições de rabeca, ainda criança: "Aprendi com um homem chamado Ângelo Alves, que era companheiro de pesca do meu pai. Quando eles saíam para pescar, eu pegava o arco e começava a ‘lixar’ a rabeca", lembra. Ele diz que demorou três anos para aprender, porque é um instrumento difícil, requer bom ouvido: "A gente vai cantando e soltando o dedo até acertar a (...)

  • Paulinho Pereira

    13 de abril de 2012, por Fernando Oliveira

    Paulo de Jesus Pereira é violeiro do grupo Violas de Ouro do São Paulo Bagre, toca também cavaquinho e é composotor de moda de fandango. Nasceu no Agrossolar, em 1951, filho de João pereira e Valdomira Marques Pereira. Do avô materno, Manuel Marques (Maneco), herdou o gosto pelo fandango. Após trabalhar alguns anos com pesca, Paulinho engressou no serviço público estadual, por onde se aposentou. Atualmente, ora no centro de Cananeia e é dono de um bar no Agrossolar, onde acontecem alguns encontros e (...)

0 | 5 | 10