Página inicial > Grupos

Grupos

Última inclusão : 8 de outubro de 2013.

Grupos de Fandango do município de Cananéia.

Matérias desta seção

  • Fandangueiros do Ariri

    25 de outubro de 2012, por Fernando Oliveira

    A vila do Ariri, fundada na década de 1920, em Cananéia, possui uma grande importância para diversas comunidades vizinhas. Lá estão situados os principais comércios e escolas da região, sendo uma espécie de pólo de atração para localidades como Barra do Ararapira, Pontal do Leste, Enseada da Baleia, Vila Rápida, Marujá, Varadouro e Taquari. Para lá migraram moradores de inúmeras vilas vizinhas, algumas já extintas, devido ao isolamento ou à transformação destas áreas em unidades de conservação. Atualmente, (...)

  • Fandangueiros do Continente

    25 de outubro de 2012, por Natália Latansio

    O Mandira é uma comunidade rural, de caráter familiar, estabelecido desde meados do século XVIII na estrada que liga a região central de Cananéia ao distrito de Ariri. A localidade era propriedade de uma antiga fazenda, cujo dono teve um filho com uma de suas escravas. Após a morte do dono da fazenda, em 1868, a filha legítima do dono das terras as doou para o filho bastardo, Francisco Vicente Mandira. Em 2002, a comunidade foi reconhecida como quilombola. Os fandangos de mutirão eram muito comuns (...)

  • Jovens Fandangueiros do Itacuruçá

    25 de outubro de 2012, por Natália Latansio

    O grupo Jovens Fandangueiros de Itacuruçá foi formado em 2000 e é composto por Elvaristo Paiva da Silva (cavaquinho e voz), Valdemir Antônio Cordeiro, o Vadico, (viola e voz), Felipe Ribeiro Arakaki (rabequista), Adriano Carlos Neves (viola), Aldemir Carlos Neves (surdo) e Tiago das Neves (pandeiro). O nome do grupo remete à comunidade de Itacuruçá, na Ilha do Cardoso, onde alguns dos integrantes nasceram. O grupo já se apresentou em São Paulo, Santos, Registro e São Carlos, no estado de São Paulo. (...)

  • Batido São Gonçalo

    25 de outubro de 2012, por Natália Latansio

    O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo nasceu em 2005, a partir do Projeto Resgatando O Fandango Caiçara, para a divulgação e valorização cultural tradicional caiçara, buscando a identidade sociocultural, através da convivência com os verdadeiros mestres desta cultura, realizando oficinas, intercâmbios culturais e apresentações. Hoje o Grupo faz parte da Associação de Cultura Caiçara Cananéia (ACUCA). O Grupo já participou de eventos nos seguintes lugares: Revlando São Paulo, Revelando Vale do Ribeira, (...)

  • Violas de Ouro São Paulo Bagre

    25 de outubro de 2012, por Fernando Oliveira

    O grupo "Violas de Ouro" é o mais antigo grupo de fandango de Cananéia, reunindo fandangueiros dos bairros vizinhos Agrossolar e São Paulo Bagre. O grupo é fruto de um processo de passagem de conhecimento entre antigas e novas gerações, que vem se mostrando contínuo nestas comunidades. “A gente fazia o fandango, na hora que tinha a oportunidadezinha, que os mais velhos começava a confiar no pessoal mais novo. No caso, o Seu João de Deus, a gente aprendeu a tocar com ele. Compadre João Vito às vezes (...)

0 | 5