Página inicial > Notícias > Kátya Teixeira e fandango caiçara: encontro perfeito
terça-feira 1º de outubro de 2013, por
Um encontro de alegria para celebrar a beleza da música popular brasileira e a poesia do Mestre Luís Perequê...
Cantora, compositora, pesquisadora e instrumentista, Kátya Teixeira nasceu em São Paulo, numa família de músicos, compositores e pesquisadores da cultura popular. Empreende sua viagem musical seguindo a trilha de uma proposta definida, que é a de pesquisar e mesclar a cultura dos povos de todo o mundo como um reflexo de Brasil, ela apresenta um repertório variado, harmonizando voz, violão e rabeca.
Para o escritor Joca Ramiro ela “carrega no sangue e na pele tradições ancestrais que remontam as Minas e as Alagoas de seus pais, por sua vez amalgamados à cristãos novos, mouros moçárabes, ciganos... Batuques negreiros e danças indígenas, cantigas vinda do caldeirão ibérico, repercutindo ecos celtas, visigodos, hindi. Com rigor incansável da pesquisadora e a sensibilidade da artista, capta a essência da beleza e sabedoria ocultas na simplicidade cultivada há milênios pelos povos.
O seu último trabalho, de nome "Feito de Corda e Cantiga", indicado para a etapa final do “23º Prêmio da Música Brasileira”, conta 17 obras de compositores de reconhecido trabalho autoral (Luís Perequê, Jean e Paulo Garfunkel, Giordano Mochel e Chico Branco), em ritmos que passeiam por: choro-boi, fandango caiçara, moda de viola, afoxé, tambor de crioula, joropo, cantigas, samba, congo capixaba e congado.
Destacamos aqui, a canção “Vida aventureira” de autoria do parceiro e amigo Luís Perequê, um desses camaradas que nos fazem crer que a vida realmente vale a pena. Essa música foi gravada ao vivo na cidade de Cananéia com o apoio direto do Ponto de Cultura “Caiçaras” e participação dos grupos “Jovens Fandangueiros do Itacuruçá” e “Caiçaras do Acaraú”, que realizaram respectivamente o instrumental e os vocais da música, e também do grupo de dança de fandango batido “Vida Feliz”.
Antes da chegada dos músicos criou-se uma expectativa quanto ao sucesso do feito, pois como tudo ocorreu na sede do Ponto de Cultura, um casarão colonial localizado bem próximo dos motores vibrantes da balsa a beira-mar. Felizmente não houve o que interferisse na energia empregada nas batidas de viola e dança dos caiçaras. Tudo perfeito!!! Uma verdadeira festa que durou por toda tarde com a posterior gravação das canções escolhidas pelos grupos de fandango para compor o SMD do programa “Puxirão”. Aproveitamos para agradecer ao Ricardo Vignini pela parceria e apoio nessa tarefa. O lançamento do CD “Feito de Corda e Cantiga” aconteceu em 2012 no SESC Belenzinho (SP). Na oportunidade, nossos fandangueiros tiveram a oportunidade de participar da festa fechando o espetáculo. Para alguns, a primeira vez na capital paulista...
Para ouvir “Vida Aventureira” clique aqui.
Para conhecer o trabalho de Kátya Teixeira clique aqui.
Para baixar o SMD “Puxirão” clique aqui.